data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)
A distribuição do novo lote de vacina pentavalente começa a ser feita aos municípios da Região Central a partir de segunda-feira. De acordo com a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), a nova remessa com 2 mil doses do imunobiológico chega em Santa Maria ainda na tarde desta sexta-feira.
A prefeitura de Santa Maria informou que até o final da manhã de sexta restavam poucas doses da vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Wilson Paulo Noal, Floriano Peixoto e Kennedy.
Coronavírus chinês ainda não é emergência internacional de saúde, diz OMS
A vacina é recomendada para crianças em três doses, aos 2, 4 e 6 meses. A pentavalente protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite por Haemophilus influenzae B. As crianças que não puderam tomar uma ou mais doses previstas no calendário devem ser levadas à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para poder colocar em dia a carteira de vacinação.
Esse é o segundo envio realizado em caráter emergencial. Na primeira quinzena de janeiro, já haviam sido repassadas aos municípios outras 41 mil doses. Desta vez, foram adquiridas 42 mil.
Dos 130 novos leitos do Hospital Regional, 10 serão para UTI
O imunobiológico passou por um período de indisponibilidade na rede desde o ano passado, devido a um desvio de qualidade identificado na sua produção. O atual lote, que é importado, foi liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após aprovação em testes de qualidade pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (Incos). A quantidade recebida nestas primeiras semanas do ano correspondem a aproximadamente duas vezes a média mensal utilizada no Estado.